domingo, 23 de dezembro de 2012


                        Eu não sei de nada


Estamos fechando o ano com a nossa bola de cristal em alta. As nossas previsões feitas durante o ano, nenhuma delas falhou. Em abril de 2012 nós publicamos que o Brasil ia sofrer uma freada brusca no crescimento, emprego e renda, que deveríamos apertar o cinto e evitar endividamento.
Em Saquarema, a vitória esmagadora da prefeita Franciane Motta com uma votação expressiva foi pré anunciada dois meses antes da publicação do índice do IBOPE. A vitória também do vereador Guilherme Pitiquinho também com números altos se confirmou.
Em 2013 não tenho dúvida que será um ano de grandes desafios. Se continuarmos com essa maré será um ano negro.
A leitura que faço baseia-se em alguns pontos o Déficit Americano está com seu endividamento no seu limite. O gasto está muito superior a sua arrecadação, já assinalando o perigo do chamado "abismo fiscal". Com isso os americanos só terão uma porta de saída, aumentar impostos e reduzir gastos públicos. É claro que isso aumenta o desemprego e afeta a balança comercial com outros países, inclusive o Brasil. E acabamos perdendo investimentos de empresas americanas, e as mesmas remetendo dólares para suas matrizes.
O nosso PIB se manter estagnado e o governo continuar interferindo nas empresas privadas, principalmente quando praticam o protecionismo acaba abalando o mercado.
O ponto que na verdade mais me preocupa é o caos político que acaba desestabilizando a nação. O legislativo e o judiciário já estão entrando em choque. A oposição quer interrogar o Lula, pois o Marcos Valério está dando com as línguas nos dentes, o Cachoeira também. A Dilma com certeza vai dizer que não sabia de nada, está difícil. E nosso povo tem que engolir tanto mandos e desmandos dessa turma de anginhos.
Eu gostaria de agradecer as manifestações de apreço e compartilhamento durante o ano tanto do facebook quanto do blog saquaremaemdia.blogspot.com.br/ , nesse último os internautas têm a oportunidade de ter acesso a outras matérias sempre ligadas à política e economia, e gostaria de destacar o acesso as matérias relacionadas com a criação do porto de Jaconé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário