Recifes Artificiais
Estou fazendo um estudo minucioso, com o objetivo de contribuir e encontrar caminhos para desenvolver o turismo de Saquarema, este estudo envolve a viabilidade técnica e financeira para a criação de “RECIFES ARTIFICIAIS”, em torno da orla de Saquarema, acredito que em 3 ou 4 meses esse estudo já deva estar concluído.
Pretendo enviá-lo ao deputado Paulo Melo, um ambientalista de carteirinha e o principal, é amigo do governador e presidente da Assembléia Legislativa.
Estudos preliminares sinalizam que para criação desses recifes só se materializará com a união das parcerias públicas e privadas. A Marinha Norte-americana, neste momento retém 59 navios inativos, 20 deles no mínimo serão utilizados, para a criação de recifes artificiais. O navio USS Oriskany, que serviu os Estados Unidos, nas guerras da Coréia e do Vietnam, foi afundado ao largo da Flórida em Maio de 2006, como parte de um programa piloto, que envolve utilizar velhos navios, como base para formação de recifes artificiais, o Oriskany com 44.000 toneladas de deslocamento é a maior embarcação afundada para esta finalidade, de acordo por dados fornecidos por Erik Olsen do New York Times (fonte).
Um relatório da Universidade do Oeste da Flórida, afirma que o afundamento do Oriskany resultou em ganhos de valor equivalente a US$ 4 milhões para Pensacola e para o condado de Escandia em 2007.
No Brasil o pesquisador Roberto Ávila Bernardes, do Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo cordena um dos principais projetos de recifes artificiais do país, entre as costas de Bertioga e Ubatuba no litoral paulista. Entre 1998 e 2002, foram lançados ao mar 200 cubos de concreto vazado, de 1 metro cúbico cada, o recrutamento de vida, foi imediato. Em apenas 1 ano, a espessura das colunas de concreto passou de 12 cm para 25 cm, tamanha a quantidade de organismos presos a ela.
No Rio de Janeiro, a capitania dos portos tem registrado 45 embarcações abandonadas, entre navios e traineiras de médio porte, sem condições de identificação, algumas estam há mais de 40 anos num local conhecido, como, buraco do boi, que dá acesso a Ilha da Conceição, local conhecido como cemitério de Navios.
A Secretaria Estadual de Ambiente, localizou mais de 50 embarcações abandonadas, por exemplo, tem um navio graneleiro de 80 metros de comprimento está no local quem sabe poderíamos afundá-lo em Saquarema.
Mesmo em regiões aparentemente desertas de vida, a água está cheia de larvas e ovos e flora marinha, que só precisam de um lugar seguro para se fixar e crescer. “A água do mar é super nutritiva, a vida já está ali. Só estamos fornecendo uma estrutura para que ela se desenvolva e forme os tão desejados recifes. Essa é a opinião unanime entre os pesquisadores da fauna e flora marinha”.
Já deu para sentir, que nós temos uma grande discussão em torno desta matéria.
Os estudos que estão sendo feitos, já sinalizam que o concreto hoje é considerado pela Comunidade Científica Internacional o material mais adequado para construção de habitats artificiais, a estrutura física do concreto assemelha-se ao substrato rochoso natural. O Paraná detém o maior programa de criação de Recifes Artificiais da America Latina, com 2.000 estruturas de concreto instaladas (Reef Ball). No Ceará, adotaram pneus (material de baixo custo) afundados numa profundidade média de 20 metros com no mínimo 8 pneus entrelaçados. Na verdade, o que está dando certo no mundo é o sistema desenvolvido pela Reef Balls Fundation, entidade que desenvolveu a técnica do concreto como matéria de criação dos Recifes Artificiais, estima-se que essas estruturas de concreto (Reef Ball) durem em média 500 anos. Essa fundação apóia projetos em 70 países são mais de 2 milhões de Reef Balls lançados. A Ecoplan (ONG do Paraná) firmou uma parceria com essa fundação e utilizou a tecnologia Reef Balls no Estado. A plataforma brasileira é dominada por águas quentes de superfícies menos densas e pobres em nutrientes, ao contrario de países situados ao lado direito dos oceanos banhados por correntes frias e ricas em nutrientes, de grande produção pesqueira. Mais uma razão para a criação de Recifes Artificiais.
Contatos serão feitos com a Reef Balls Fundation com o objetivo de avançarmos cada dia mais na direção da criação de Recifes Artificiais em Saquarema. Ah, já ia me esquecendo, no Paraná hoje você já encontra o peixe Mero ameaçado de extinção com 1,90m com 330 kg nadando mansamente entre as Reef Balls.

Nenhum comentário:
Postar um comentário